Nem sinal de luz no fim do túnel para crise dos prefeitos maranhenses

A crise financeira que tem se abatido sobre os municípios maranhenses não tem perdoado ninguém e parece não ter fim. O clamor brota de todos os prefeitos não importando se a comuna que esse governa é de pequeno ou grande porte.

Na última terça-feira (17) segundo o blog de Elias Lacerda o prefeito de Timon, Luciano Leitoa, se reuniu com todo o seu secretariado para anunciou as medidas que vai tomar para poder manter em dia o pagamento dos servidores públicos do município.

Caxias é um dos municípios mais ricos do Maranhão, porém assim como os demais vive momentos muitos difíceis, onde o prefeito já anunciou no encontro com seus auxiliares que vai diminuir gastos cortando gratificações dos servidores comissionados da administração. O prefeito informou que já neste mês serão cortados 50% nas gratificações dos comissionados.

Ainda segundo Lacerda, o prefeito disse que não vai demitir nenhum servidor, mas se as medidas anunciadas não resolverem a situação, não terá outra saída que não seja recorrer a demissão.

E o que de dizer de Araioses e de outros municípios que tem um histórico de dificuldades, que vai se acumulando a cada passagem de governo que costumam deixar para seus sucessores uma fabulosa herança de dívidas, praticamente impagáveis?

O pior disso tudo é que com os exemplos que vêm de cima, onde um presidente altamente impopular tem que fatiar a Nação entregando-a as aves de rapina, nem a esperança que dizer se a última a morrer ainda existe.

Contar com o Governo Federal não parece ser uma saída para os municípios maranhenses. Desde julho que eles vêm perdendo milhões de reais de verbas do FUNDEB e não há nenhum sinal de que os municípios recuperem esses dinheiros.

Os prefeitos não foram avisados e pegos com as calças não mãos, muitos deles estão desnorteados e sem saber o que fazer com suas gestões.

Para muitos deles não há nem sinal de luz no fim do túnel

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *