Apenas 13% dos eleitorais de Araioses estão aptos a votar por meio da biometria

O índice de Água Doce do Maranhão ainda é menor.

Em 2018, nem todos os eleitores do município de Araioses vão ser identificados por meio da biometria – leitor pelas impressões digitais – já que a eleição será híbrida, onde o eleitor vai poder votar em um dos dois sistemas.

O recadastramento em Araioses ainda não é obrigatório aos eleitores, como já ocorreu em vários municípios brasileiros, mas quando isso ocorrer será válido para todos, inclusive para aqueles cujo voto é facultativo, ou seja, para os analfabetos e quem tem entre 16 e 18 anos ou mais de 70, mas que tenha título de eleitor.

O processo de obtenção de títulos novos ou a migração para a biometria já está ocorrendo em Araioses, mas ainda é pequena a procura de adesão a esse novo sistema. Até o meio dia de hoje (09), dos 32.479 eleitores, apenas 4.245 (13%) estão aptos a fazer identificação por meio do leitor das impressões digitais.

Água Doce do Maranhão

Todo o processo eleitoral de Água Doce do Maranhão ocorre no Cartório Eleitoral de Araioses e a procura pela biometria, em termos proporcionais é ainda bem menor.

No mesmo horário que foi feita a consulta do número de eleitores de Araioses, também se procedeu a de Água Doce com o total de 11188 eleitores, porém apenas 226 (menos de 3%) estão cadastrados no novo sistema.

Os interessados em fazer a migração para a biometria deverão procurar o Cartório Eleitoral munidos de RG – cópia e original, comprovante de residência – cópia e original e título de eleitor, no horário das 8:00 h as 14:00 h.

Mesmo não sendo ainda obrigatório, o melhor é cada um procurar fazer a mudança de seu título de eleitor, pois a obrigatoriedade virá e com filas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *