“É uma herança para nossos filhos”, diz mãe sobre Escola Digna entregue por Flávio Dino em Vitorino Freire

Alunos de Escola Digna Professor Mizalves Alves em Vitorino Freire

O governador Flávio Dino entregou nesta segunda-feira (25) uma Escola Digna na cidade de Vitorino Freire. O que antes era uma estrutura precária agora se tornou um local adequado para o aprendizado. A Unidade Escolar Professor Mizalves Alves fica no povoado Centro Novo. São duas salas de aula para mais de 60 alunos.

Maria José Souza Barros: Escola Digna é herança para filhos

“O que temos para dar aos nossos filhos é o estudo. Eu sou analfabeta, não aprendi nada. Queria ter tido a oportunidade que meus filhos hoje têm. Eu nunca tive oportunidade e agora estou vendo os meus filhos terem. É uma herança que estou dando eles”, disse Maria José Souza Barros, mãe de alunos da nova escola.

 

O governador afirmou que a entrega da escola, nos 65 anos de Vitorino Freire, significa a “semente de um futuro melhor” para a cidade e para o Maranhão. “Vamos colher justiça social e desenvolvimento, essa é a lição de outros países. Uma boa alfabetização é o bom começo de tudo.”

Flávio Dino lembrou o exemplo do Ceará, que investiu fortemente em educação durante duas décadas. “Foram 20 anos de investimentos e eles chegaram lá. Nós vamos chegar em menos tempo, inclusive porque aprendemos com eles a importância dessas escolas e de formarmos professores para dar educação e mais qualidade”, disse.

Mudança

Flávio Dino conversa com alunos da escola Mizalves Alves, em Vitorino Freire

Avó de dois alunos, Maria Pastora da Silva Jesus contou que um deles tem quase 9 anos, mas ainda não sabe ler. Antes da Escola Digna, ele frequentava uma sala multisseriada, em que alunos de várias séries ficam no mesmo espaço, o que dificultou seu aprendizado. “Agora melhora demais, vai ter a turma dele. Vai mudar muita coisa”, afirmou Maria.

A prefeita de Vitorino Freire, Luanna Bingel, ressaltou a “persistência e a determinação do governador Flávio Dino frente à educação”.

Mais Asfalto em Vitorino Freire

Em Vitorino Freire, Flávio também assinou ordem de serviço para ações do programa Mais Asfalto para melhorar ruas e avenidas. O programa já está sendo executado. “Ano passado aqui era só buraco e lama nessa avenida, a gente nem saía de casa no inverno. Agora, com o asfalto, acabou a lama, é bom demais”, diz a moradora Rita Costa da Silva sobre uma das vias contempladas.

Foi lançado, ainda, o edital para o início das obras de recuperação da estrada que vai ligar Vitorino Freire a Paulo Ramos. Durante a comemoração dos 65 anos da cidade, o governador acompanhou a inauguração da nova sede da Prefeitura, a entrega da Praça Isaac Varão, que foi requalificada; e a inauguração do posto de saúde, reformado e equipado.

Flávio Dino entrega Escola Digna em Vitorino Freire

Por Fabiana Akira

Fotos: Gilson Teixeira

Fonte: Secap

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *