Artesanato produzido por internos do Sistema Penitenciário do MA é exposto na 26ª Ação Global

A sociedade maranhense pôde apreciar alguns dos trabalhos artesanais desenvolvidos por internos do sistema prisional do Maranhão. A oportunidade se deu na 26ª edição da Ação Global, evento realizado sábado (27), das 8h às 17h, no campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), bairro do Bacanga, em São Luís.

A iniciativa de expor as peças faz parte das ações em prol da valorização e reinserção social do apenado, desenvolvidas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).

No total, mais de 120 peças foram expostas ao público, que se fez presente no stand do sistema prisional estadual, montado em frente ao Campus Universitário Dom Delegado. Em, pelo menos, 9 horas de evento, mais de oito mil pessoas conheceram os trabalhos feitos pelos apenados.

Uma dessas pessoas foi Ana Claudia Lima, de 29 anos, que destacou a importância da de oferta de oportunidades efetivas de ressocialização. “Quando a pessoa só fica trancafiada, ela não produz, não rende.  Acho que é muito bom oferecer a chance de sair pra rua e mostrar um trabalho que eles mesmos fazem”, observou a visitante da feira de exposições.

Um dos trabalhos à mostra foi dos detentos da Unidade Prisional de Ressocialização de São Luís 2 (UPSL 2), antiga Cadet. A equipe de organização, formada por pedagogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais do estabelecimento, puseram em exibição peças como chinelos, porta retrato, porta joias, pulseiras, barcos e casas em miniatura, bonecas, cestas de palha, telas entre outros.

O diretor da UPSL 2, Auro Astério, falou sobre a iniciativa. “É uma forma de mostrar à sociedade o que os internos fazem dentro das unidades, nos dias de hoje. Isso aqui é só uma pequena mostra de todos os trabalhos que ali são feitos. Como todos podem observar há um trabalho produtivo e digno, em andamento, dentro das unidades”, afirmou o diretor

As ações profissionalizantes são coordenadas pela Secretaria Adjunta de Atendimento e Humanização Penitenciária (SAAHP), por meio da Supervisão de Trabalho e Renda da Seap. “O trabalho é um dos principais pilares de avanços do Governo do Estado para o sistema prisional do Maranhão, e o resultado disso está nos índices nacionais”, lembrou o secretário da Seap, Murilo Andrade de Oliveira.

Fonte: Seap

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *