Nova administração do Hospital do Município trabalha pelo melhoramento do atendimento médico aos araiosenses

Depois dos primeiros 100 dias de atividades a equipe que administra o Hospital Nossa Senhora da Conceição tem o que comemorar. A afirmação é de Luciano de Oliveira Pereira – novo diretor geral daquela casa de saúde – ao fazer um balanço do que ocorreu o do que foi feito nesse início de gestão, mesmo diante uma crise profunda e de situação muita delicada.

Luciano divide com Antonio Carlos Rodrigues – diretor administrativo – as responsabilidade de botar para funcionar o Hospital do Município e segundo mesmo tem declarado tem sido uma grande desafio, mas tem recebido total apoio de Dalmanny Arruda Bittencourt – secretário de saúde e do prefeito de Araioses, Cristino Gonçalves de Araújo.

Eles relatam que receberam o hospital fechado e com os servidores em greve, totalmente devastado pela má administração anterior. Os serviços eram precários e uma organização sofrível dos recursos o que levou a falta de atendimentos e de serviços causando transtornos para população araiosense.

Encontraram a estrutura do hospital danificada com vidros quebrados, paredes rachadas e materiais de cozinha e limpeza armazenados em local inadequado; sem botijão de gás, telhado todo deteriorado, até os cadeados levaram disse Luciano Oliveira.

Na nova diretoria o hospital conta com o serviço diário de consultoria em saúde. Luciano de Oliveira, que é enfermeiro especializado em obstetrícia e neonatologia, explica que a atual diretoria busca uma gestão mais profissional e técnica, que já conta com alguns recursos tecnológicos como: 01 (um) mamógrafo, 02 (dois) aparelhos de raio X. Segundo ele o prefeito municipal disse que tudo isso vai funcionar o mais breve possível e que estará sempre buscando novos recursos.

Centro cirúrgico

Uma das maiores pendências do HMNSC é a ausência de funcionamento de seu centro cirúrgico o que faz criar uma grande dependência do serviço médico que oferece Parnaíba/PI. Luciano diz “que a partir do momento que entrar algum recurso destinado para nosso hospital colocaremos o centro cirúrgico pra funcionar e reduzir, em muito, os encaminhamentos para outros munícipes”.

Mais a frente ele diz: “penso que a Secretaria Estadual de Saúde tem uma dívida conosco e vamos cobrar isso mais a diante”, garante o diretor. Um grande problema hoje, no município de Araioses, por ser gestão plena o repasse federal é fundo a fundo onde recebemos um teto municipal da média e alta complexidade ambulatorial e hospitalar no valor de apenas R$ 7.181,33 (sete mil e cento e oitenta e um reais e trinta e três centavos) valor esse insuficiente para pagar um profissional médico.

Em Chapadinha, ainda há a gestão básica, parcial, no qual o dinheiro vem de Brasília para o estado, que depois repassa para o município. Tudo é pactuado com o estado, enquanto que nesses outros municípios é com a prefeitura.

Conquistas

Algumas conquistas já foram realizadas em apenas três meses de gerencia, tais como inclusão de 25% calculados sobre os vencimentos do cargo, observando-se o grau de complexidade das atribuições desempenhadas para os técnicos de enfermagem; serviço de recepção 24 horas em escala rotativa com direitos e garantias sendo pagos; sala de estabilização padronizada com carro de emergência; desfibrilador externo automático-DEA, desfibrilador com eletrocardiógrafo, monitor multiparametros (ECG + SPO2 + PANI + TEMP + FR), oxímetro de pulso digital; aquisição de 08 leitos; 10 suportes para soros; 04 armários de coluna; 01 mesa mayo; 01 prateleira para medicamentos; 01 maca rígida; 02 focos; 08 degraus para leitos; 02 biombos; 05 hamper; 04 cestos para lixo inox; 01 carro para distribuição das refeições.

E ainda a reposição da farmácia hospitalar com fármacos diferenciados jamais vistos em nossa casa de saúde. Criamos departamento de pessoal dos funcionários, organizamos o serviço de arquivos conforme data; realizamos pequenas manutenções e readequações hidráulica/elétrica/antena parabólica e teto, banheiro na pediatria entre outros.

Estamos com corpo clinico especializado em obstetrícia e ginecologia, clínicos, ortopedistas, intensivistas, pneumologistas e cirurgiões, ampliamos os atendimentos ambulatoriais de 20 para 25 atendimentos por turno, priorizando os usuários da zona rural pela manhã.

Próximo passo é conseguir adequações para as técnicas de enfermagem e auxiliares operacionais, construção de necrotério, CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar), um gerador de energia, brinquedoteca e um acolhimento com classificação de risco. Vale ressaltar que todas as manutenções e readequações estruturais foram realizadas por meio de ata de registro de preços. É pensando e administrando assim com transparência e seriedade, visando um melhor atendimento assistencial, assim que se faz gestão em saúde.

O HMNSC é pioneiro e o único do munícipe no trabalho arduamente para melhorar constantemente seus processos internos, garantindo cada vez mais, um serviço de excelência e assim cumprir todos os requisitos necessários para obter aceitação da sociedade araiosense.

Essa dupla gerencia todo o processo qualitativo hospitalar com base nas diretrizes do Ministério da Saúde- MS. O setor também desenvolve atividades de laboratório de analises clinicas na responsabilidade da coordenadora Saiane Almeida Oliveira da Silva, evidenciando com as suas atitudes, o seu comprometimento e alto investimento humano, com foco em conquistar e manter o certificado de acreditação hospitalar durante o transcorrer do ano de 2017, como resposta ao esforço, trabalho e união da sua equipe de colaboradores e médicos.

“Concluímos, que nossa media complexidade representa na verdade um grande desafio diário para todos os profissionais que nele atuam e se esforçam sempre com a intenção de devolver hígido e curado aquele que, combalido, busca por seus préstimos, sempre com olhar unidirecional caminhando de acordo com um dos principais princípios do SUS (Sistema Único de Saúde), estamos oferecendo um atendimento humanizado, com resolutividade, acessibilidade e com gastos dentro do orçamento do município. Entender o funcionamento de um hospital é importante, pois possibilita a compreensão, mesmo por parte dos leigos, de processos pelos quais certamente terão que passar um dia, seja na qualidade de paciente e, muitas vezes, até mesmo de colaborador”.

Com informações da Secretaria de Saúde do Município de Araioses

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *