Com ações do Governo, Araioses chega aos 79 anos com avanços na qualidade de vida da população

Programa ‘Minha Casa, Meu Maranhão’ está mudando a realidade de várias famílias de Araioses. (Foto: Divulgação)

A cidade de Araioses completa 79 anos nesta quarta-feira (29) com ações do Governo do Maranhão focadas na melhoria da qualidade de vida dos moradores. Entre as iniciativas, estão investimentos em educação, saneamento e infraestrutura, como a construção de casas populares.

Na área da educação, são muitos investimentos. Mais de R$ 380 mil foram destinados ao município por meio do programa ‘Bolsa Escola’. Além de movimentar o comércio, o investimento beneficia mais de 8 mil estudantes matriculados na rede pública de ensino do município, ao conceder crédito para compra de material escolar.

Em parceria com a prefeitura, o governo reconstruirá uma escola no povoado Canto do Saco. A obra é parte das ações do programa ‘Escola Digna’. Além da infraestrutura, a melhoria dos indicadores educacionais é outra preocupação, conduzida no município pelo programa ‘Avança’, que combate a defasagem idade-ano escolar de estudantes das escolas municipais.

A atenção à infância também é permanente em Araioses por meio do programa ‘Criança Feliz’, desenvolvido pelo governo federal e coordenado pelo Governo Estadual no Maranhão. O objetivo da iniciativa é acompanhar o desenvolvimento de crianças de até seis anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou estão afastadas do convívio familiar por medida protetiva.

O prefeito de Araioses, Dr. Cristino, elogia o conjunto de ações desenvolvidas no município. “Nunca governador nenhum olhou para Araioses, e com esse governo iniciamos uma parceria muito boa para desenvolver o nosso município”, destaca.

Saneamento

(Foto: Divulgação)

Acesso a água potável é outra conquista de Araioses. Como parte das ações do Plano Mais IDH – voltado para cidades com baixo índice de desenvolvimento humano –, o Governo Estadual está recuperando sistemas universais de abastecimento e instalando sistemas simplificados, além de poços e cisternas.

Pequenos agricultores do município serão beneficiados com um sistema de dessalinização, o que permitirá a retirada de sal da água para consumo das famílias, uso na irrigação das plantações e criações de animais. A iniciativa é parte do programa ‘Água Doce’ (PAD), promovido pelo governo federal e gerido pelo Governo Estadual.

Infraestrutura e moradia

O trecho da MA-312, que liga a cidade ao povoado de Montevidi, é parte do pacote de 17 rodovias estaduais serão entregues este ano; obras estão a todo vapor. (Foto: Divulgação)

Araioses conta, ainda, com iniciativa importante de pavimentação, para melhoria do acesso e consequente desenvolvimento da região. O trecho da MA-312, que liga a cidade ao povoado de Montevidi, é parte do pacote de 17 rodovias estaduais que estão sendo requalificadas pelo Governo do Estado e serão entregues este ano

Cem famílias dos povoados de Matinha e Baixão das Palmeiras serão beneficiadas com moradias dignas, em substituição a casas de barro e taipa. As obras fazem parte do programa “Minha Casa, Meu Maranhão”, que por meio de R$ 2,4 milhões em investimentos está presente, ainda, nas cidades de Belágua, Lagoa Grande, Conceição do Lago Açu, entre outras.

Alimentação e renda

O Governo do Maranhão trabalha para construir cozinhas comunitárias em todo o Estado, incluindo Araioses. A construção da primeira cozinha no município está em fase de licitação. Por meio do equipamento de segurança alimentar, a população vai ter acesso a refeições balanceadas e cursos profissionalizantes na área de alimentação.

A melhoria na qualidade de vida também passa pela geração de trabalho e renda. Em breve, o governo vai selecionar beneficiários para o Programa ‘Mais Renda’ em Araioses. Por meio do programa, vendedores informais e pequenos empreendedores recebem equipamentos e são capacitados para venda adequada de seus produtos.

Fonte: Governo do Maranhão

2 pensou em “Com ações do Governo, Araioses chega aos 79 anos com avanços na qualidade de vida da população

  1. Meu nome é Lucas, gostaria que vc desse uma resposta a nos concursados da folha da Assistência Social, ainda não recebemos o pagamento de março.
    Agradecido si nos der uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *