Criado o Comitê Municipal de Araioses do Mais IDH

As reuniões que aconteceram no centro comunitário, quinta-feira (23), e no auditório da Igreja de São Raimundo Nonato, na sexta-feira (24), foram marcadas por palestras explicativas sobre as ações do programa Mais IDH do governo estadual. Foi um grande momento de cidadania para toda a população araiosense.

O Plano ‘Mais IDH’ é uma estratégia do Governo do Maranhão para transformar a realidade social dos municípios com piores índices de desenvolvimento do estado. O programa foi instituído pelo governador Flávio Dino, por meio do decreto n° 30612, de 02 de janeiro de 2015, e trabalha com ações multissetoriais nos municípios com menores IDHs.

Estiveram presentes, representando a SEDIHPOP – Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular, Fabíola Ewerton e Elen Mateus que fazem parte da coordenação do Programa MAIS IDH. As palestras abordaram as ações futuras do governo em Araioses e também as ações em andamento como os programas “Escola Digna” e “Minha Casa, Meu Maranhão” da qual estão em fase de construção (cerca de 25% já concluídas) 100 casas e 2 escolas em comunidades carentes de Araioses e estão previstas para ser entregues completas, com poço, ainda esse ano.

Segundo Fabíola Ewertonco da ordenação do Programa MAIS IDH o Dr. Cristino foi o primeiro prefeito da região a participar de uma reunião do programa 

Um fato inusitado, segundo as palestrantes, é que pela primeira vez em uma reunião desse tipo, nessa região, esteve presente o prefeito da cidade, portanto, Dr. Cristino foi o primeiro gestor a participar desse evento tão importante para nossa cidade, isso mostra o seu compromisso com o povo.

No fim das reuniões foram realizadas eleições para o Comitê Municipal de Araioses do MAIS IDH, divididos em sociedade pública (membros do poder executivo e legislativo) e sociedade civil (população). Veja abaixo como ficou organizado o comitê por eleição:

O comitê foi criado para estimular a mobilização social com efetiva participação de todos; Para fiscalizar e monitorar as ações do programa realizadas no município; E propor políticas públicas para elevar o IDH para melhorar a vida dos cidadãos araiosenses. A atribuição do comitê consiste em discutir e encaminhar para o governo do Estado propostas de políticas públicas prioritárias que beneficiem o desenvolvimento econômico e social de Araioses, e assim atingir o objetivo de melhorar o nosso IDH.

Atribuições da coordenação local do Comitê Mais IDH

I – integração de políticas públicas com base no planejamento territorial;
II – ampliação dos mecanismos de participação popular na gestão das políticas públicas de interesse do desenvolvimento dos municípios;
III – ampliação da oferta dos programas básicos de cidadania;
IV – inclusão e integração produtiva das populações pobres e dos segmentos sociais mais vulneráveis, tais como trabalhadores rurais, quilombolas, indígenas e populações tradicionais, calcado em um modelo de desenvolvimento que atenda às especificidades de cada um deles;
V – valorização da diversidade social, cultural, econômica, política, institucional e ambiental das regiões e das populações.

Fonte: Secom/Araioses

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *