Só os ignorantes e os bandidos não gostam do Ministério Público

Discurso da Dra. Samara Cristina Pinheiro Caldas durante a solenidade de diplomação dos eleitos e eleitas nas eleições de Araioses e Água Doce do Maranhão.

 Numa alusão de que os gestores devem tratar coisa pública como tão e não como algo particular a Dra. Samara Cristina Pinheiro Caldas – Promotora Eleitoral da 12ª Zona evocou Graciliano Ramos de Oliveira, que foi romancista, cronista, contista, jornalista, político e memorialista brasileiro do século XX, que teria dito quando prefeito de Palmeira dos Índios/AL em 1927, que “prefeito não tem pai”.

Confira abaixo o discurso da promotora:

Prezados Componentes da Mesa já nominados pelo protocolo.

Autoridades civis, militares e religiosas.

Caros diplomados, suplentes e familiares.

Presidentes e demais integrantes de partidos políticos.

Cidadãos de Araioses e Água Doce do Maranhão

Servidores públicos

Senhoras e senhores

Bom dia!

Pretendo ser breve, mas ao mesmo tempo aproveitar a oportunidade para expor algumas ideias e induzir reflexões.

Inicio minha fala afirmando que hoje, nesta cerimônia, premiamos os vencedores de uma disputa, onde dezenas de nomes foram postos a escolha popular, almejando o sonho de servir a população de suas cidades.

Hoje encerramos mais um ciclo no cenário político de Araioses e Água Doce do Maranhão para que uma nova história passe a ser escrita pelos escolhidos nas urnas do dia 02 de outubro de 2016.

O conteúdo dessa história certamente será delineado de modo individual por cada um dos eleitos, cabendo a alguns o cenário do proselitismo político e do favorecimento pessoal, desprezando a esperança que lhe foi depositada por centenas de eleitores humildes e carentes de todas as espécies de políticas públicas.

A outros, por sua vez, é a oportunidade tão desejada de cuidar do social, do público, de retribuir os votos que lhes foram confiados com trabalho honesto e de acima de tudo parecer honesto.

Assim como a mulher de César, na era romana, ao gestor público não somente basta ser honesto deve parecer honesto, deve ser transparente, não pode haver qualquer dúvida ou suspeição sobre seus atos.

É o momento da transformação, da personificação da esperança depositada no voto, esperança esta que fundamenta toda a movimentação democrática e provoca o jogo da alternância de poder.

É no sonho desses políticos com espírito e caráter elevados que mais de 60 mil pessoas passarão a partir de hoje a depositar suas esperanças.

Por isso senhores eleitos, nessa longa e árdua caminhada que ora se inicia, após o simbólico recebimento do diploma que os intitula representantes legítimos do povo, as vaidades pessoais devem ceder espaço ao respeito às instituições, à obediência a lei e à preponderância da vontade coletiva, em detrimento do interesse pessoal.

Aqui cabe destacar a citação de Graciliano Ramos, quando exerceu o cargo de prefeito em uma pequena cidade do estado de Alagoas.

Graciliano além de imortalizado pelas grandes obras literárias também foi exemplo de gestor público, eternizando a célebre frase “prefeito não tem pai”.

Naquela época Graciliano teria dado uma ordem de apreensão de animais que viviam soltos nas vias públicas. Segundo o fiscal do município, somente dois animais continuavam soltos nas ruas, e os mesmos pertenciam ao pai de Graciliano, o prefeito da cidade.

O fiscal, receoso em apreender os animais, foi comunicar o fato ao prefeito, que respondeu contundentemente: apreenda os animais, prefeito não tem pai, nunca mais esqueça isto!

Aos eleitos: prefeito não tem pai, jamais esqueçam isso, como corolário do princípio da impessoalidade.

O que a população de Araioses e de Água Doce do Maranhão esperam além de uma administração voltada ao interesse público, é a redução dos contrastes, o equilíbrio da distribuição de rendas, a saúde decente, a água de qualidade, e uma polícia civil e militar estruturadas.

Já passamos da hora de ascender nas estatísticas nacionais de desenvolvimento humano e alterar o cenário fático hoje enfrentado por nossas cidades.

Está nas mãos dos senhores diplomandos essa difícil mas, no entanto, possível missão.

E de já afirmo o compromisso do Ministério Público em estabelecer parcerias com os gestores na busca da implementação das políticas públicas necessárias.

É preciso destacar que a harmonia entre as instituições deve superar os egocentrismos. A união permite a multiplicação de resultados e o único beneficiário dessa atuação conjunta de vontades para a realização do bem comum e a população.

O Ministério Público como fiscal da ordem jurídica busca antes de tudo o diálogo, a parceria, o aconselhamento. Tenham como certo que unidos no mesmo propósito avançaremos cada vez mais.

Do contrário se estamos em lados opostos, e porque não possuímos o mesmo ideal, e aqui digo aos senhores que este órgão não se quedará inerte diante daqueles que sabotam os direitos constitucionais da população.

É preciso dizer que somente duas espécies de pessoas não gostam do Ministério Público, os ignorantes, porque não o conhecem e os bandidos, porque o conhecem muito bem.

Com essa máxima encerro minha fala desejando aos eleitos um mandato abençoado, de muito trabalho em prol da sociedade, e retidão de caráter.

Feliz 2017.

Muito obrigada!!!!

Samara Cristina Pinheiro Caldas – Promotora Eleitoral da 12ª Zona

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *