Esqueleto pode decifrar objeto mais misterioso da história da tecnologia

Reuters

bbc1

Objeto de bronze corroído não é maior do que um laptop moderno e parece uma máquina do futuro – Reuters

DA BBC BRASIL

O chamado mecanismo de Anticitera é um dos artefatos mais misteriosos da história da tecnologia. E não é para menos.

Criado há 2.000 anos na Grécia Antiga, este objeto de bronze corroído não é maior do que um laptop moderno e parece uma máquina do futuro.

Em junho deste ano, um grupo de cientistas conseguiu decifrar um enigma, que desde a sua descoberta, em 1900, não havia sido solucionado: para que servia?

O “primeiro computador criado pela raça humana”, tal como descreveram seus descobridores, era utilizado com fins astronômicos, como rastrear complexos movimentos da Lua e dos planetas.

Agora, um grupo de arqueólogos submarinos deu um passo adiante: recuperar restos de um esqueleto humano localizado em um barco naufragado na ilha grega de Symi, onde estava este artefato enigmático.

bbc2

Mecanismo de Anticitera foi descoberto no ano de 1900 em um barco naufragado na ilha grega de Symi – Reprodução/BBC   

ENIGMA

A revista científica “Nature” publicou na última segunda (19) que os ossos desenterrados estavam em ótimo estado de preservação. Por causa disso, os cientistas já puderam determinar que os restos pertencem a um homem jovem, ao redor de 20 anos. Ele foi batizado de Pamphilos, que, em grego, significa “amigos de todos”.

bbc3

Futuros exames de DNA podem ajudar a desvendar mistérios que envolvem o mecanismo de Anticitera – Reprodução/BBC     

Segundo os pesquisadores, futuros exames de DNA poderiam ajudar a desvendar alguns dos mistérios que envolvem o mecanismo de Anticitera, como a origem geográfica dos ancestrais de Pamphilos e, portanto, do artefato.

Também seria possível saber detalhes físicos do jovem (cor de pele e olhos, por exemplo) e até que tipo de atividades ele realizava ou quais condições de vida tinha devido ao estado de seus ossos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *