Após recorde negativo de 2014, Pacto pela Paz reduziu em 20% índice de homicídios em São Luís

 

segurança-ma2 Patrulhamento de ruas foi intensificado, potencializadas com o aumento no efetivo com mais de 1500 policiais e aquisição de novas viaturas e equipamentos.

Dados do Mapa da Violência 2014 divulgados nesta quinta-feira (25/ago) comprovam que os dados de homicídio na capital maranhense subiram acentuadamente e chegaram naquele ano a um dos maiores do país. Diante desse quadro, o governador do Maranhão Flávio Dino criou, em seu primeiro dia de gestão, o Pacto Pela Paz. Composto por uma série de ações na área de segurança, o programa já gerou resultados e reduziu em 20% o número de homicídios no primeiro semestre de 2016 em relação àquele período.

Foram necessárias ações enérgicas e emergenciais do Governo do Estado para tentar reverter, em curto prazo, o caos instalado na Segurança Pública, marcados pela crise penitenciária, com decapitações e mortes dentro dos presídios estampando as manchetes dos folhetins nacionais em 2014 e a ação violenta e constante de criminosos nos bairros da capital. Em paralelo, a efetivação da cultura de paz, a fim de avançar rumo à proteção de direitos e liberdades individuais. Passo a passo, a segurança no estado vai ganhando nova forma.

segurança-ma1

Ações como a realizada na comunidade Jacamin, na zona rural de São Luís, fazem parte das ações estratégicas do Pacto pela Paz.

Um plano estratégico foi lançado, com resultados rapidamente percebidos, mas, certamente, com impactos mais profundos nas próximas gerações. O Pacto pela Paz reúne, como forma de prevenção à criminalidade, um esquema de patrulhamento de ruas e ações nas escolas e comunidades e, em complemento, ações firmes e de repressão, potencializadas com o aumento no efetivo policial e aquisição de novas viaturas. A valorização dos agentes de segurança também foi uma das estratégias utilizadas.

“Adotamos medidas e ações que valorizam e fazem justiça a todos que compõem e fazem a segurança de nossa população e que representam a base para outras conquistas que virão. Já convocamos novos policiais militares, policiais civis, delegados, escrivães, legistas, bombeiros, além de investirmos na infraestrutura das forças policiais para expandirmos a atuação”, apontou o governador Flávio Dino.

Em 18 meses, o Governo do Estado aumentou o efetivo em mais de 1.500 novos policiais e já são 279 novos veículos e motocicletas para o combate da criminalidade e a garantia da segurança pública em todo o estado. As novas viaturas possuem alta tecnologia, com sistema de transmissão, rastreamento e armazenamento de imagens e são equipados com tabletes para monitoramento das operações em tempo real; GPS e sistema de localização; câmeras internas e externas; além de radiocomunicação compatível com o sistema digital da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP).

As medidas potencializaram a atuação policial nos bairros, principalmente no enfrentamento ao tráfico de drogas e aos assaltos a ônibus. Segundo o comandante do Comando do Policiamento de Área Metropolitana 1 (CPAM1), coronel Pedro Ribeiro, a Polícia Militar também tem atuado de forma estratégica, com equipes em viaturas posicionadas nas principais rotatórias de avenidas de São Luís, facilitando o acesso ao policiamento. “Ao ligar para o telefone 190, a população tem uma viatura de prontidão no seu bairro, para solucionar quaisquer ocorrências”, ressaltou o coronel.

Para reforçar o combate à criminalidade, o secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, anunciou que a Polícia está treinando a Força Tática e os Grupos de Operações Especiais dos batalhões que receberam as novas viaturas e investimentos de R$ 1 milhão na aquisição de fuzis para fazer o controle da movimentação de criminosos no interior do estado. “As novas viaturas e todos os equipamentos que o Governo do Estado tem adquirido para o trabalho diário da polícia vai possibilitar ampliarmos ainda mais a contenção da violência”, disse Portela.

Aliado ao investimento em recurso humano e material, o Governo do Estado, também através do Pacto pela Paz, tem atuado de forma preventiva, realizando palestras, cursos e capacitações em escolas e comunidades. As ações preventivas são conduzidas por policias militares do Comando de Segurança Comunitária (CSC), em toda a região metropolitana e no interior do estado.

Segundo o comandante da CSC, o tenente-coronel Diniz Batista Vasconcelos, as ações consistem em palestras sobre prevenção ao uso de drogas e combate a violência nas escolas, além de cursos e capacitações nas comunidades, em parceria com instituições como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema). Outras ações sociais, voltadas para a terceira idade, e em prol da cultura de paz, como as caminhadas pela paz, também foram destacadas.

O arcabouço de ações do Pacto pela Paz tem diminuído, pouco a pouco, os índices de violência do estado, quando comprado com números de 2013 e 2014. Para além do combate aos crimes cometidos atualmente, o governador Flávio Dino tem se empenhado, desde o início da gestão, na implantação de uma política de Segurança Pública e Direitos Humanos, que serão refletidos em médio e longo prazo.

Fonte: Secom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *