Povoado Algodões é o mais abandonado de todos em Araioses

algodoes

Dr. Cristino Gonçalves de Araújo, Bernardinho Almeida, os pré-candidatos majoritários a prefeitura de Araioses durante reunião realizada ontem no povoado Algodões

Em continuação ao trabalho de visitas aos povoados de Araioses que estamos fazendo em nossa pré-campanha eleitoral, ontem o Dr. Cristino e sua equipe estiveram reunidos com os moradores da comunidade dos Algodões, distante 13 km da sede da cidade.

Já visitamos dezenas de povoados e em todos os moradores se queixaram do abandono que estão recebendo da atual gestão, mas em nenhum deles foi constatado tanto descaso, tanto abandono pelo qual passa os moradores daquela comunidade.

A triste sina daquele povo já começa pelo isolamento. Nenhum carro de passeio chega a aquele lugar onde somente veículos utilitários e com muita dificuldade podem ter acesso, pois estrada não existe.

Depois da ponte Sebastião Furtado, em João Peres, até o povoado, primeiro enfrentamos um pedaço de estrada de piçarra de 5 km construída na última gestão do ex-prefeito Zé Tude (2005/2008), que nunca teve manutenção, que em sua maior parte não é usada devido enormes valas que lhe cortam em vários lugares fazendo os que trafegam para os povoados da região usar atalhos, permitidos apenas no verão.

Depois desse percurso até chegar aos Algodões não há estrada, apenas trilhas com alto grau de dificuldades e perigos. Também essas trilhas só podem ser usadas no verão, pois no inverno aqueles moradores ficam totalmente isolados tendo que sair do local a pé ou montados em cavalos.

estrada-algodoes

Uma moradora se manifestou na reunião dizendo que nos Algodões o tempo não avançou. “No inverno se um de nós adoece só sai daqui dentro de uma rede posta em um pau e levada por dois homens”. Era assim que ocorria nos povoados de Araioses há meio século. Em Algodões, o tempo parou, nada mudou.

Como lá não tem nenhuma escola, várias mães relataram as dificuldades que tem de levar seus filhos para escolas em outros lugares em qualquer época do ano e, principalmente durante o período das chuvas.

O grau de revolta daquela gente com quem já administrou o município é maior do que qualquer capacidade de perdoar. Disseram que vão mostrar esse sentimento nas urnas este ano.

estrada-algodoes2

Trecho da estrada feita pelo ex-prefeito Zé Tude, que nunca foi conservada

Nota do Blog: A estrada em questão era para ter sido feita em alguns trechos e recuperada em outros. No final de 2013, o pai da prefeita de Araioses e prefeito não de direito, mas de fato Manin Leal, me pediu que acompanhasse um engenheiro de São Luís nesse percurso para que esse fizesse todo o levantamento da estrada.

Disse que os recursos já estavam na conta da prefeitura e que era fruto de emenda do deputado estadual Max Barros.

Dessa comitiva além de mim e o engenheiro ainda fizeram parte o vereador Raimundinho do Remanso, o Raimundo Gonçalves Pereira Filho – Secretário Municipal de Agricultura e Abastecimento e um morador do povoado Várzea dos Batistas.

Não só foi feito o levantamento desse trecho de estrada como outros no povoado Remansinho e de Várzea dos Batistas a ao povoado Santa Rita.

Logo a seguir ele chegou a me dizer para anunciar no meu Blog que as obras da estrada já iam começar (veja aqui), fato que nunca ocorreu.

O que é verdade é que a estrada não foi feita já o destino do dinheiro o Blog não sabe informar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *