Ladrões deitam e rolam em escola do Estado localizada em Água Doce

Produtos dos roubos é mais do que suficiente para iniciar uma atividade comercial.

escola-roubada-agua-doce1

Os bandidos não têm dado mole para o Centro de Ensino José Vieira da Silva (antigo Centro de Ensino José Sarney), escola do Governo do Estado do Maranhão, localizada na Rodovia MA 312, Km 23, bairro do Mangueirão, em Água Doce do Maranhão.

Segundo o que costa nos boletins de ocorrência registrados na Delegacia de Araioses por Lívia Abreu da Silva, diretora da escola, os estragos feitos pelos bandidos são grandes.

No BO nº 250/2016 datado em 8 de março ela diz que os ladrões levaram: 03 cadeiras de secretarias, 02 cadeiras de plástico, 01 botijão de gás, 01 saco de cimento, cerca de 30 copos plásticos, 02 bandejas de inox, 02 bandejas de plástico, e 01 mangueira, além de terem sido danificadas as portas de seis sals.

Diz ainda a diretora em seu BO que suspeita que o autor dos furtos seja Bernardo da Doura, que reside no Bairro Carioca, naquela cidade.

No BO nº 322/2016 registrado dia 30 de março a diretora relata os novos furtos: 03 computadores, 02 impressoras, 02 aparelhos de TV (uma de 50 polegadas e outra de 20 polegadas), 07 cadeiras de secretarias, 03 bolas, 01 rede de vôlei, 02 equipagens de futebol, 01 liquidificador, 01 relógio de parede, colheres, talheres, pratos, toda a merenda escolar (frutas, verduras, carnes, frangos, entre outros, totalizando um prejuízo de aproximadamente de R$3.800,00).

Lívia em seu relato diz acreditar que quatro pessoas participaram do roubo a escola.

No BO nº 373/2016 é onde está a denúncia do maior roubo já feita a escola do estado em Água Doce.

Lívia diz que desta vez os ladrões levaram: 03 bujões de gás (dois cheios e um vazio), 04 ventiladores de parede, 01 caixa de som amplificada, 01 bomba d’água, 02 vasos sanitários p/ deficientes, 28 m² de cerâmica, 59 metros de tubos galvanizados p/ corrimão, 02 garrafas de café, 01 jogo de xicacas, 08 depósitos de plástico, 03 tachos de alumínio, 04 cadeiras de plástico, 02 sacos de cimento, 03 pacotes de argamassa (5 kg cada), 02 bacias de louça p/ sanitário, 01 microsistem, 01 receptor de TV, 01 aparelho de DVD, 02 caixas de papel chamex (com 10 resmas cada), 02 nobreak, 01 bomba de ar, 03 refis de tinta p/ impressora Epson.

Levaram ainda todo o material de limpeza avaliado em R$ 700,00 – material de expediente como canetas, lápis, borrachas, marcadores de texto, réguas, entre outros. Tudo isso ocorreu em um mês e até agora nenhum ladrão foi preso.

O blog fez questão de relatar todo o material roubado na escola estadual para que se reflita sobre o assunto.

Vejam leitores que quem estiver de posse de todo esse roubo, pode muito bem iniciar uma atividade comercial, pois mercadorias têm bastante para um começo.

Segundo ainda relatou a diretora em suas denúncias a Delegacia de Araioses, a escola não tem vigia e está localizada um pouco afastada do centro da cidade.

Depois desse estrago – desses roubos que parem que não vão parar – vai ficar assim mesmo, sem uma pronta resposta das autoridades policiais?

escola-roubada-agua-doce2

Estudantes que estão sendo prejudicados pela falta de segurança na cidade se manifestam

Difícil responder, quando se sabe que o contingente de PMs naquela cidade é insuficiente para fazer frente ao constante crescimento da criminalidade na região. Além de serem poucos policiais para muitos bandidos, esses ainda não tem infraestrutura nem as condições ideais para combater o crime.

Prefeito Rocha Filho não está satisfeito com o trabalho dos policiais lotados em sua cidade

O prefeito de Água Doce, Antônio José Silva Rocha, o Rocha Filho, já mandou um ofício – em 28 de abril de 2016 – ao secretário de segurança do Estado Jefferson Miller Portela e Silva, relatando os fatos criminosos que ocorrem em sua cidade.

Em seu ofício Rocha Filo diz: “O município de Água Doce vem sofrendo constantes assaltos e latrocínios nos últimos anos que vem aterrorizando a nossa população, causando pânico as famílias e aos comerciantes locais, que passaram a fechar as suas portas às 18 horas a pedido do próprio efetivo de policias disponibilizado para a nossa segurança, que é composto de três homens”.

Enumera também os tipos de crimes mais praticados e diz também que vem fazendo sua parte, dando infraestrutura aos policias que prestam serviço na cidade, citando até que cedeu um carro de passeio aos PMs visto que a viatura de lá está quebrada há bastante tempo.

Mais a frente seu ofício diz: “Ocorre que apesar de todo o nosso esforço, o mesmo não vem sendo correspondido pelos policiais disponibilizados, dos quais já efetuei reclamações ao comando, que também, não tomou nenhuma providência para efetuar a substituição até o momento”.

Diz também não acreditar na capacidade da citada equipe de polícias em combater o crime em Água Doce, que vai retirar o apoio que tem dada ao PMs e que providências sejam tomadas pra restabelecer a ordem no município.

Fazendo uma consulta junto a PMs que serve em Água Doce constamos que não são três os policiais e sim sete, e que o carro cedido pelo prefeito não tem condições de uso em operações policiais e também da dificuldade que eles tem e a burocracia que que enfrentam para conseguir combustível.

E, também, que o prédio cedido não oferece condições adequadas a eles, que quando chove cai mais água dento do que fora e a esposa de um desses policiais falou ao blog que manda comida para seu marido, quando esse está de serviço.

Essa falta de sintonia entre o prefeito e PMs permite que os bandidos se sintam a vontade para agir. Um dado importante nisso tudo é que os ladrões agem assim porque tem quem compre os produtos dos roubos. Esses são tão bandidos ou mais, porém dificilmente a polícia chega até eles.

Se prender o receptador os receptadores os roubos diminuem, com certeza.

Abaixo reprodução do ofício do prefeito Rocha Filho ao secretário de segurança Jefferson Miller Portela e Silva

oficio-rocha-filho

As imagens abaixo mostram o poder de destruição dos bandidos:

escola-roubada-agua-doce3 escola-roubada-agua-doce4 escola-roubada-agua-doce5 escola-roubada-agua-doce6 escola-roubada-agua-doce7 escola-roubada-agua-doce8 escola-roubada-agua-doce9

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *