O mar não está pra peixe. Chefe da assessoria especial da Secretaria de Saúde é flagrado em escuta da PF

ricardo-saude-pf

Metrópoles – A operação da Polícia Federal Sermão dos Peixes, que apura o desvio de R$ 1,2 bilhão de recursos públicos federais do Fundo Nacional de Saúde destinados à rede pública do Maranhão, pode dar muita dor de cabeça para integrantes do Governo do Distrito Federal.

Entre os alvos da investigação — que, em 16 e 17 de novembro, cumpriu 13 mandados de prisão preventiva, 60 de busca e apreensão e 27 de condução coercitiva — está Ricardo Murad (foto/D). Ele era secretário de Saúde do Maranhão na época em que os supostos desvios ocorreram.

Em uma das gravações feitas com autorização judicial, que embasaram a Operação Sermão dos Peixes, Murad conversa com o seu ex-secretário adjunto, o médico José Márcio Leite (foto/E), que, atualmente, é o chefe da assessoria especial da Secretaria de Saúde do DF.

Durante o diálogo, Leite fala para Murad que a “notificação” chegou. “Recebemos uma notificação do Lago (Rodrigo Lago, secretário de Transparência e Controle do governo Flávio Dino)”, diz. Segundo Leite, o documento é referente ao aditivo destinado à empresa Fujita Engenharia Ltda. “Ali das Oscips (organização da sociedade civil de interesse público) do período de julho a fevereiro de 2010, aquele aditivo da Fujita, lembra?” pergunta.

Mais adiante, Leite fala para Murad que ficou preocupado com um suposto pagamento milionário, feito em duplicidade. “Eu fiquei, mas assim com o negócio de… de pagamento em duplicidade de um milhão e seiscentos”.

Murad diz para Márcio Leite ficar tranquilo e fala que já recebeu uma notificação também. Mas avisa que não vai responder tecnicamente e orienta Leite a agir da mesma maneira. “Eu recebi uma do meu tempo, passei para Daniel e pra Fabiano, a nossa ideia não é responder tecnicamente, fazer um documento sobre a questão da legalidade, desse negócio dessa secretaria… uma coisa aí para a gente não ter que adiantar resposta e nem… que eles estão atirando cego”.

O médico Márcio Leite veio trabalhar no GDF pelas mãos do secretário de Saúde, Fabio Godim, que ocupou o cargo de secretário de Orçamento e Gestão de Roseana Sarney, no Maranhão, de quem Ricardo Murad é cunhado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *