Festejo – uma vitrine política

procissão5

O festejo de Nossa Senhora da Conceição já começou com o início das novenas, mas seu ponto máximo vai ocorrer no final de semana, com os eventos da última noite e a procissão na tarde de terça-feira. A parte religiosa é muito bonita e sua procissão é a em que mais fieis participam.

Na parte profana, costumo dizer que o festejo de São Sebastião em João Peres é o maior e o mais popular, porém afirmo também que o da Santa Padroeira de Araioses é o mais glamoroso e o mais político. Na última noite do festejo e na procissão, a presença de políticos, tanto da cidade como de outras transformam o evento religioso numa vitrine onde cada um que marcar seu espaço para ser visto e ser notado.

A concorrência desses em torno do leilão da última noite é notável. Arrematar as prendas leiloadas faz parte dessa competição. É comum se ver com um sorriso de contentamento nos lábios aquele que teve mais lances vitoriosos. Após esse ato, cada líder costuma demarcar seu território em lugar estratégico na praça, com mesas postas com bebidas e tira-gosto.

No dia seguinte – minutos antes da procissão – as lideranças políticas locais e visitantes se aglomeram no pátio da igreja, prontos para seguir o cortejo.

Com tantos pretendendo a prefeitura de Araioses no ano que vem, boto fé que o festejo deste ano será um dos mais políticos dos últimos anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *