Saúde e Educação contra o câncer de próstata

educaçao-saude2Neste último dia 24 de novembro o Colégio Tudes José Cardoso esteve mais uma vez sendo parte integrante de uma parceria entre a Secretaria de Educação e a Secretaria de Saúde.
As equipes comprometidas e competentíssimas das Unidades Básicas de Saúde Nova Conceição João Peres estiveram unidas em uma ampla ação de conscientização e atividades com o objetivo de minimizar a incidência do câncer de próstata no município de Araioses, mas uma ação alusiva ao Novembro Azul, mês e que os homens representam o público majoritário do foco dos projetos da área da saúde.
Durante este dia de ação capitaneadas pelas enfermeiras Ianny e Hila, foram realizados vários atendimentos nas áreas que seguem:

– Aferição da Pressão Arterial;educaçao-saude1
– Glicemia Capilar;
– Vacinação;
– Palestra sobre Diabetes; e

– Câncer de Próstata.

Durante a palestra as enfermeira explicaram o que é a próstata e detalharam os componentes, sintomas e tratamentos do Câncer de Próstata.

Segundo o Instituto do Câncer, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Sua taxa de incidência é cerca de seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

educaçao-saude3É considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.

Durante o dia foram realizados lanches e feito a entrega de brindes para os participantes.

Estão de parabéns os organizadores de mais esta ação exitosa da Secretaria de Saúde e que assim como em outros momentos, teve e sempre terá o apoio da Secretaria de Educação.
Vamos avançar em busca por fazer sempre mais e
melhor!

Fonte: Blog da SEMEA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *