Governo expande microcrédito rural para agricultores no Baixo Parnaíba

microcrédito-rural

Agricultores familiares do Baixo Parnaíba reunidos com técnicos e gestores dos governos estadual e Federal

O Governo do Estado, por meio da Agência de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), realizou, na terça-feira (24), no Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município de Brejo, uma reunião com os beneficiários da Chamada Pública do Baixo Parnaíba.

Por meio da ação, realizada em parceria com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), cerca de 800 agricultores dos municípios de Brejo, Milagres do Maranhão, Santa Quitéria e Buriti, conheceram um pouco mais sobre o programa Agroamigo, que visa levar crédito, de forma orientada e acompanhada, aos agricultores familiares.

O encontro abriu possibilidades para os participantes terem acesso ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e ampliar projetos produtivos da primeira fase da Chamada Pública do Baixo Parnaíba. Esse benefício está aberto a agricultores dos municípios de São Bendito, Urbano Santos, Chapadinha, Brejo, Milagres, Santa Quitéria e Mata Roma, Buriti e São Bernardo.

Durante o evento, representantes do BNB apresentaram o programa Agroamigo. Eles explicaram os critérios e documentações necessárias e informaram quais as práticas que possibilitam a aplicação correta do crédito.

Na ocasião, a coordenadora da Chamada Pública, Solange Pinto, respondeu as principais dúvidas sobre o programa Brasil Sem Miséria (PSBM), que tem como objetivo prestar Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para famílias com renda mensal inferior a R$ 80 por pessoa e possibilitar o acesso a oportunidades de ocupação e aumento da renda familiar.

Vantagens do Pronaf

Além do benefício de R$ 2.400, fornecido pelo Governo federal, com o Pronaf, os agricultores podem ampliar os projetos produtivos e ter sua renda duplicada.

Para Solange Pinto, a primeira parcela do fomento contribuiu para retirar os produtores da zona de conforto e aumentar a capacidade de empreender.  “Hoje, os agricultores estão mais ousados e sabem que podem diversificar e ampliar a produção. Isso impacta diretamente no panorama social e econômico dessas famílias, beneficiando as unidades produtivas familiares e, dessa maneira, todo município e o Estado”, disse.

O agricultor Manuel Santos, morador do povoado São Raimundo, investiu a primeira parcela do fomento na criação de porcos para aumentar a renda obtida com a plantação de hortaliças. “Estou seguindo as orientações dos técnicos e não vou parar de investir, pois a renda e a qualidade de vida da minha família só têm aumentado. Pretendo levar o conhecimento adquirido aqui e compartilhar com minha comunidade”, afirmou.

O gestor do escritório regional da Agerp de Chapadinha, Givanildo Ramos, destacou o esforço da agência em atender o público do Programa Brasil Sem Miséria e a importância de parcerias para levar informação aos agricultores. “Reuniões como essa são fundamentais para que os agricultores familiares possam dar continuidade e obter êxito nos projetos produtivos. Nosso trabalho é prestar assistência técnica diferenciada ao homem do campo”, disse.

Participaram da reunião o gerente do BNB, Ilvan Oliveira; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Brejo (STTR), Domingos Viana; o presidente do Sindicato da Agricultura Familiar (Sintraf), Izalmir Santos; e demais lideranças locais.

As próximas reuniões da Chamada Pública acontecem nos municípios de São Bernardo, Araioses e Tutóia e contarão com oficinas de políticas públicas ministradas para mais 800 agricultores beneficiários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *