Projeto PRÓ-CATADOR-MA realiza oficina em Araioses

pro-catador1

O engenheiro agrônomo Felipe Freire foi um dos palestrante da oficina.

Se o desafio sobre o que fazer com os resíduos sólidos de Araioses é muito grande, e isso é uma verdade, também é verdade que o primeiro passo foi dado com a Oficina Local do Projeto PRÓ-CATADOR-MA, realizada ontem e hoje por uma equipe de mobilização da Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária do Maranhão- SETRES em parceria com a Prefeitura de Araioses.

O evento ocorreu no Auditório do centro Comunitário de Araioses com a presença da equipe da SETRES, do poder público de Araioses, pessoal da equipe de limpeza da cidade e catadores de lixo, agora denominados catadores de resíduos sólidos.

pro-catador2

As assistentes sociais Edila Carvalho (Araioses) e Ana Cristina (SETRES) se revezaram no esclarecimentos dos programas socias, em funcionamento do município.

Temas como: coleta seletiva, política nacional de resíduos sólidos, logística reversa, economia solidária, acessos a programas sociais, meio ambiente e saúde, associativismo e cooperativismo foram amplamente debatidos nesses dois dias.

O lixo de Araioses, que é atualmente um grande problema, poderá num futuro não tão distante ser uma fonte de renda para dezenas de pessoas, desde que organizados através de uma cooperativa ou associação com os catadores de resíduos sólidos locais.

A oficina terminou em clima de otimismo, pois não só a equipe do governo do estado, como os demais participantes mostraram através de palavras o quanto foi importante o primeiro passo dado no sentido de resolver a problemática do lixo da cidade e ainda proporcionar uma renda a pessoas que já lidam com a coleta de lixo, mas não se beneficiam como devia dessa atividade.

O trabalho não terminou, pois a SETRES vai manter acompanhamento a continuação do projeto PRÓ-CATADOR em nossa cidade.

pro-catador3

Wiliam Pereira, chefe da limpeza em Araioses também falou dos benefícios da oficina do PRÓ-CATADOR-MA.

pro-catador4

Odair José Melo do Nascimento falou como representantes do grupo de limpeza.

pro-catador7

Após a oficina os participantes receberam diploma da equipe da SETRES

pro-catador6

Participantes da oficina (menos o fotógrafo) na foto de encerramento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *