Manin Leal e Neto Carvalho duelam pela ampliação de seus territórios

manin-ivanice-valeria-leal

Vereadora Ivacine Pimentel, Valéria e seu pai Manin Leal – união pelo controle de Santa Quitéria e Araioses.

Dois chefes políticos – outros preferem chama-los de caciques – Neto Carvalho e Manin Leal, desse pedaço do Baixo Parnaíba: Magalhães de Almeida e Santa Quitéria travam uma luta íntima, nem sempre tão surda, entre eles, para ampliar seus domínios na direção de outros territórios, a cada período eleitoral.

Os dois têm histórias parecidas, pois se elegeram prefeitos de suas cidades pela primeira vez no ano de 1996.

neto-igor

Neto Carvalho, senhor absoluto em Magalhães de Almeida, fará de tudo para eleger seu filho, o médico João Igor, prefeito de São Bernardo.

Antes Neto não tevera nenhuma experiência no legislativo, uma vez que seu primeiro mandato foi como prefeito de Magalhães de Almeida, já Manin Leal, antes de chegar à prefeitura de Santa Quitéria, foi vereador por três mandatos naquela cidade, o que prova que sua luta na seara política começou primeiro.

Outro fato que os diferencia é que desde que se elegeu prefeito de Magalhães pela primeira vez, Neto Carvalho nunca mais perdeu o controle daquele município, se elegendo prefeito novamente em 2004 e 2012 e elegendo seus candidatos no intervalo desses pleitos conquistado nominalmente por ele.

Já Manin Leal perdeu a primeira reeleição para sua opositora Genilda Sousa Lopes em 2000, retornando a prefeitura de Santa Quitéria em 2004 e 2008. Em 2012, elegeu o atual prefeito Sebastião Moreira que era seu vice.

Sorte igual não teve os dois no controle de seus sucessores pelo menos temporariamente. Neto Carvalho sempre reinou absoluto, onde seus eleitos nunca o deixaram para tentar a carreira solo.

Já Manin Leal, experimentou um breve rompimento por parte de Sebastião Moreira, no primeiro ano de seu governo, talvez não tanto por vontade própria, mas devido a um problema de saúde, onde teve que sair de cena, ocasião em que sua filha Sâmia Moreira – secretária de educação e esposa de Neto Carvalho – apossou-se do comando daquela prefeitura, ignorando Manin Leal, deixando-o de lado.

A (má) gestão da filha do prefeito deixou o município ingovernável e com o retorno da saúde de Sebastião Moreira, esse pediu que Manin Leal lhe ajudasse a tirar a prefeitura de Santa Quitéria do caos, o que foi aceito mediante a condição da demissão de Sâmia Moreira e outras providências, prontamente aceitas por Moreira.

Porém, mesmo reis em seus territórios, eles (Manin e Neto), sempre estiveram de olho espichado na direção de Araioses. Aqui sonhavam ancorar suas caravelas no sentido de ampliar seus feudos eleitorais.

Nessa disputa Manin Leal já conquistou a primeira batalha ao eleger prefeita de Araioses sua filha Valéria Cristina Pimentel Leal, na eleição de 2012 e tem tudo na mão para reelegê-la na eleição do ano que vem.

Neto Carvalho, que goza de muita simpatia por boa parte dos araiosenses teria impedido que isso ocorresse, se não tivesse insistido na teimosia de apostar suas fichas em recolocar no poder de o ex-prefeito Pedro Henrique – o maior fracasso já registrado na política araiosense.

No ano que vem, tanto Manin Leal como Neto Carvalho – ambos inelegíveis – tem grandes possibilidades de continuarem no poder em suas cidades. Manin lutando para eleger sua esposa, a vereadora Ivanice Pimentel, prefeita de Santa Quitéria e Neto mais uma vez deverá ter poder de fogo suficiente para aplicá-lo em favor da reeleição de seu primo Tadeu Batista.

Fora de seus redutos, apenas Neto Carvalho terá uma nova luta que é a de lutar pela eleição de seu filho, o médico João Igor, para a prefeitura de São Bernardo, pondo fim a décadas de reinado de Curiolando Almeida no comando daquele município.

Manin tem e que manter duas prefeituras – a de Araioses e a de Santa Quitéria – nas mãos, Neto que já tem uma quer pelo menos empatar a disputa, caso o filho saia vitorioso em São Bernardo.

É a velha luta pela ampliação de seus territórios.

1 pensou em “Manin Leal e Neto Carvalho duelam pela ampliação de seus territórios

  1. Muito bem observado, só observa-se que na ampliação dos respectivos “feudos eleitorais”, como o Sr Secretário bem frisou, nossa cidade só tem a perder. Todos podemos ver que só estão de olho mesmo no que o município pode lhes oferecer (Os Senhores Feudais) e não no bem estar da população, pois nenhum deles é de nossa cidade e tão pouco querem além do dinheiro para irrigar seus anseios pessoais e familiares. Araioses tem que da um basta nessas pessoas que vem de fora, uma já se foi, falta agora a próxima! ACORDA ARIOSES!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *