É preciso melhorar o nível

Alguns presidentes de partidos políticos estão com suas legendas abertas à espera de filiados dispostos a disputar um mandato de vereador nas eleições do ano que vem. Porém, tem quem diz que o partido ou os seus partidos já tem gente demais e vagas de menos para os mesmos fins.

Não vai ser diferente do que sempre foi nos últimos anos: muitos querendo uma das vagas do Poder Legislativo Araiosense e poucos conseguindo.

Quem assiste às sessões da Câmara de Vereadores de Araioses – poucos, por sinal – tem dito que os atuais vereadores têm contribuído muito para termos um dos mais fracos parlamentos que já se viu atuar naquela Casa.

Talvez sim talvez não, porém o fato daquelas sessões não estarem mais sendo transmitidas pela Rádio Santa Rosa pode está levando as pessoas a essa conclusão. Afinal, quase ninguém sabe o que se diz lá.

Por outro lado, se as transmissões continuassem poderia o povo está mais decepcionado ainda com seus representantes, pois com certeza, poucos vereadores fugiriam da tentação de ter um microfone a sua frente e não dizer nada. Se a fala tivesse bom conteúdo e em sintonia com a função parlamentar parabéns.

Se assim não fosse o despreparo e a omissão de parte de nossos edis estaria mais exposta e o ibope desses pior ainda. Do jeito que está o povo (os ouvintes) na sua maioria não toma conhecimento do escorregão de uns e da mudez de outros.

Recentemente, em uma das últimas sessões, um vereador chamou a atenção de outro pelo fato desse, ao relar o montante  de milhões de reais que já vieram nesse ano e, segundo ele não saber onde teriam sido aplicados, ter dito que até os secretários deveriam fiscalizar o que a prefeita Valéria do Manin está fazendo.

O vereador que chamou a atenção do outro tem razão. Quem tem cargos de confiança pode até acompanhar tudo que puder sobre o que faz a gestora, porém dificilmente vai externar algo que considere errado caso venha encontrar. Estraria assinando a carta de demissão.

Esse papel cabe aos vereadores e ao Ministério Público por lei e por dever, de todos os cidadãos.

Num momento em que se toma conhecimento de que mais uma vez muitos serão candidatos nas eleições do ano que vem, o mínimo que se pode esperar, é que entre esses estejam gente realmente com conhecimento e coragem para exercer a função, não só de vereador como a de prefeito também.

Melhorando o nível dos eleitos teremos bons resultados em suas ações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *