Estado convoca municípios para a elaboração dos planos de educação

dino-municipios

Evento reuniu técnicos de 60 municípios maranhenses – Foto/ Lauro Vasconcelos

Um total de 60 municípios maranhenses, que não concluíram seus Planos Municipais de Educação, receberão do Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), apoio técnico para a organização do trabalho das equipes locais responsáveis pela adequação/elaboração dos planos. O Ministério da Educação determinou que todos os municípios concluam seus planos até junho deste ano.

“É prioridade na política de educação do governador Flávio Dino assegurar que todos os municípios maranhenses tenham seus Planos Municipais de Educação discutidos e elaborados com a sociedade, educadores e com as escolas”, ressaltou a secretária de Estado da Educação, Áurea Prazeres.

Convocadas pela Seduc, equipes técnicas municipais da área da educação participaram, na quarta-feira (4), no auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), de reunião técnica para sistematização dos Planos Municipais de Educação. O objetivo do encontro foi subsidiar os técnicos na construção do diagnóstico municipal e discutir por etapas e modalidades da educação os elementos estruturantes para a construção de metas e estratégias.

A secretária realçou ainda que a efetivação do regime de colaboração com os municípios é uma meta do Governo do Estado. “O regime de colaboração é de extrema importância para que o Maranhão possa avançar. Educação se faz com parcerias e compromisso de todos. É necessário que cada vez mais o Estado se aproxime dos municípios e entenda a especificidade de cada um”, destacou Áurea Prazeres.

O técnico educacional do município de Altamira do Maranhão, Edvan Silva Sousa, destacou a importância da ação. “A iniciativa da Seduc é de suma importância porque vai nos orientar em como melhor planejar nossas ações de forma conjunta, visando fortalecer o ensino e a aprendizagem”, disse.

A coordenadora estadual de Assistência aos Planos Municipais de Educação, Elisabeth Gomes, frisou que a gestão estadual está desenvolvendo uma agenda com apoio técnico aos municípios. “É necessário que o Estado assegure que os planos sejam alinhados aos Planos Nacional e Estadual e que as ações sejam articuladas, por isso estamos desenvolvendo estas ações”, afirmou.

Além de palestras, a programação da reunião contou com trabalhos de grupo em salas temáticas para construção de diagnóstico e elaboração de documento base. Para a coordenadora pedagógica do município de São Vicente Férrer, Fernanda Melônio Figueiredo, a elaboração do Plano é um trabalho complexo. “Com o apoio da Seduc seremos orientados e, assim, poderemos ter um norte na elaboração do nosso Plano Municipal”, observou.

Também participaram do evento a coordenadora geral do UemaNet, Ilka Serra, e a coordenadora do Plano de Ações Articuladas (PAR) na Uema, Elisa Flora, além da equipe de técnicos da Seduc.

Agência SECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *