ESCOLAS DE ARAIOSES COMEMORAM O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Rotular a consciência humana para um dia de pesar ou de reconhecimento por feitos e fatos talvez não seja a melhor forma de mudar uma realidade. Ainda assim, é o começo para que como seres pensantes que somos, acordemos para o que a história nos aponta e m seus registros e desta forma, minimizarmos os riscos de repetir erros já cometidos.

O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na região Nordeste do Brasil. O ritual tem como prerrogativa manter viva a chama das reivindicações pelo fim da escravidão e mais atualmente, pelo fim do racismo que se manifesta a partir de práticas preconceituosas ou segregacionistas.semea-consciencia-negra

Registro das comemorações nas Unidades Escolares Presidente Dutra(Araras)  e José antonio Brandão Filho (Carnaubeiras).

Lembrar datas históricas como esta promovem nível de consciência entre os educandos e orienta a formação de valores que cada vez mais precisam ser chancelados nas práticas cotidianas. Sabemos que o mundo será melhor quando não precisarmos ter um dia da consciência negra para lembrarmos o que a história já registrou de negativo, mas sim, quando diariamente tivermos a consciência de que a verdadeira integração mundial entre todos os povos e todas as raças acontecerá quando efetivamente praticarmos o amor ao próximo.

Com informações da SEMEA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *