AULA DE CAMPO NO DELTA DAS AMÉRICAS

Tendo como fator motivador um Projeto do Prof. Me. Jean Carlos Costa Soares, na disciplina de Geografia, os alunos do 4º período de Pedagogia do Centro Educacional  Raimundo Nonato Silva Cardoso (Placas) tiveram no último dia 23 de novembro uma aula-campo para o Delta das Américas (por Araioses-MA).

O roteiro teve momento em que os aspectos históricos e geográficos se correlacionaram em um aprendizado que envolveu visita à localidade Carnaubeiras, às ilhas Canárias/Caju na área do Morro do Meio e Barrinha.

Em Carnaubeiras foram revisitados os aspectos de formação da comunidade e as particularidades relacionadas ao extrativismo oriundo da cata do caranguejo.

Nas ilhas do delta as curiosidades ficaram por conta da formação geológica, das composições das dunas e dos contornos que justificam as divisões nas diversas ilhas e a nomenclatura de delta.

Em geografia, designa-se por delta a foz de um rio formada por vários canais ou braços do leito do rio. Esse tipo de foz é comum em rios de planícies, devido à pequena declividade e, consequentemente, pequena capacidade de descarga de água, o que favorece o acúmulo de areia e aluviões na foz do rio. No mundo todo os deltas de maior representatividade são: do Nilo, do Danúbio, do Zambeze, do Ganges Brahmaputra, do Mississipi e do Parnaíba, assim chamado por ter sua composição hidrográfica formada sobre o leito do Rio Parnaíba, que banha os estados do Maranhão e do Piauí.

65% do Delta estaria no território do Maranhão, número que sofre alterações dependendo da fonte, mas que fique claro que a menor parte está situada no Piauí.

semea-aula-campoA Secretária de Educação Jaqueline Pimentel fez esteve acompanhando a aula-campo, uma vez que a Secretaria de Educação e a Prefeitura Municipal de Araioses foram os financiadores deste momento em que o conhecimento fica cristalizado na experiência vivenciada.

Conforme foi verificado com os vinte e três alunos presentes, 100% ainda não conhecia o Delta, embora filhos de Araioses. Dia 30 de novembro seguirão novos alunos nesta expedição que trabalha conteúdos e vivências de modo a ampliar o orgulho e o conhecimento dos Araiosenses pelas riquezas incontestes que Araioses possui.

Com informações da SEMEA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *