Números dos celulares do Maranhão e de mais quatro estados vão ganhar nono dígito

Mudança afetará mais de 21 milhões de celulares no Amazonas, Roraima, Amapá, Pará e Maranhão. O usuário terá que digitar o ‘9’, antes do número.

 

Do G1.Globo

celular

A partir de domingo (2), os números dos celulares de mais cinco estados vão ganhar o nono dígito.

A mudança vai afetar mais de 21 milhões de celulares no Amazonas (DDD 92 e 97), Roraima (DDD 95), Amapá (DDD 96), Pará (DDD 91, 93 e 94) e Maranhão (DDD 98 e 99).

O usuário terá que digitar o ‘9’, antes do número atual. Para as ligações interurbanas, a mesma regra: é só digitar ‘0’, o código da operadora, o código de área, e o ‘9’ antes dos oito dígitos do celular.

“Ainda não sei como vou fazer, principalmente para atualizar a agenda”, diz uma mulher.

“Vai ter que ter um aplicativo para ajudar a gente”, destaca outra mulher.

A mudança começa a valer no próximo dia 2 de novembro, mas a partir dessa data o usuário ainda terá três meses para se adaptar. Quem se esquecer de discar o nove antes do número do celular vai ouvir uma mensagem da operadora, um lembrete, e logo depois a chamada será completada.

Segundo a Anatel, a inclusão do nono dígito vai aumentar a combinação de números para atender a demanda por novas linhas de celular e de internet móvel.

A previsão é de que em até dois anos, todos os celulares do país tenham nove dígitos.

“Ano que vem vamos ter todo o nordeste mais Minas Gerais, e até dezembro de 2016, teremos os estados do Sul, do Centro-Oeste e o Acre, Rondônia e Tocantins”, afirma João Luz, gerente regional Anatel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *