Blog do Daby Santos

Um pouco de tudo!

Blog do Daby Santos

TRE outra vez sob suspeição

Do Jornal Pequeno/Lígia Teixeira

Paulinha Lobão aparece com placa que faz referência a Guerreiro como aliado  do grupo Sarney-Lobão

É grave.

Aliados e candidatos ligados ao PMDB de Edinho Lobão, foram flagrados ostentando placas com referência ao desembargador Guerreiro Júnior, magistrado do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA).

As fotos foram divulgadas no site do jornalista Clodoaldo Corrêa  (VEJA AQUI) e mostram correligionários de Edinho em evento na cidade de Bacabal, ostentando placas com a imagem de Guerreiro Júnior  e a frase : “Guerreiro, o desembargador do povo”.  Até a esposa do candidato Edinho Lobão, aparece ostentando placa com a imagem do desembargador.

Não é a primeira vez que um magistrado do  Tribunal Regional Eleitoral se envolve em polêmica. No início do mês,o jornalista Jorge Vieira denunciou que o presidente do TRE, desembargador Froz Sobrinho, teria garantido ao deputado Hélio Soares que o candidato da oligarquia Sarney, Edinho Lobão (PMDB), venceria a eleição para governador do Maranhão.LEIA AQUI

TRE historicamente ligado a fraudes

Os dois eventos aumentam a suspeição que paira historicamente sobre o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, instituição que   foi uma das responsáveis pela maior convulsão social da história contemporânea do Estado, a chamada greve de 51.

Numa eleição povoada de denúncias de fraude, o candidato que liderava a apuração,Saturnino Belo, perdeu 16.000 votos depois que o TRE anulou  31 seções eleitorais, a pedido de Vitorino Freire, líder oligarca da época. Os votos anulados foram o suficiente para garantir a ultrapassagem do candidato governista, Eugênio Barros, sobre o oposicionista, Saturnino Belo, em seguida, o TRE confirmou a vitória de Eugênio Barros. O evento desencadeou uma revolta em São Luís e paralisou o Estado por vários dias.

Em 1994, o então presidente do TRE do Maranhão, chegou a subir em palanque e pedir votos para a então candidata ao governo, Roseana Sarney. Naquele pleito, todo mundo sabe, Cafeteira anoiteceu governador e amanheceu derrotado.

 Em 2006, a suspeita de fraude e manipulação das urnas na cidade de Caxias, culminou com instauração de  inquérito federal.

 Em 2010,um rosário de irregularidades, colocou sob suspeita o resultado do primeiro turno. Naquela ocasião, Roseana Sarney venceu a eleição no primeiro turno por uma diferença de pouco mais de 2 mil votos. Estranhamente,   naquela eleição, foram computados 18.710 votos após as 17hs com tempo entre os votos abaixo de um minuto, onde a candidata Roseana Sarney obteve índice superior a 55% dos votos.

As urnas biométricas nos municípios de Raposa e Paço do Lumiar, estão até hoje sob suspeita de fraude.  e cartões flashes de carga de memória das urnas eletrônicas apareceram com numeração duplicada, aparecendo 237 urnas a mais do que as registradas na ata de geração de mídia.

Guerreiro Júnior precisa agir

Por essas e outras, o desembargador do TRE, Guerreiro Júnior, precisa agir imediatamente para desautorizar o uso de suas imagens por candidatos do governismo, e o Tribunal, se for o caso, puni-los devidamente.

De qualquer forma, num estado com histórico de tantas fraudes eleitorais, o estrago já foi feito e as eleições de 2014  estão sob forte suspeição.

rigoguerreiro

robertoguerreiro

albericoguerreiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *