Educação financeira para evitar dívidas deve começar já na escola

economia-1Nos três primeiros meses de 2014, quase nove milhões de pessoas não conseguiram pagar suas dívidas, e para muita gente, falta orientação e conhecimento financeiro para conseguir sair do sufoco.

Com isso chega-se a conclusão, de que a educação financeira deve começar na escola, porém uma pesquisa mostrou que isso não acontece. A gerente financeira, Rosângela Peres, defende que algumas regras da saúde financeira são bem conhecidas “Primeiro ganha e depois gasta”.

Um levantamento nacional fez o mapa da educação financeira, que é o conhecimento para saber lidar com o dinheiro, planejar as contas e consumir com consciência. O estudo encontrou mais de 800 iniciativas. Entre o público mais beneficiado, estão os que têm entre 19 e 59 anos, com ensino médio ou superior. Os menos atendidos são as crianças, os adolescentes e os idosos.

Em uma escola pública de São Paulo, educação financeira é disciplina dada na sala de aula. Os alunos do quinto ano já aprenderam que é preciso fazer economia.

Três anos atrás um decreto federal reconheceu a importância da educação financeira, mas de todas as iniciativas desse tipo no país só 3% estão no Norte e Nordeste.

Fonte da foto de capa: Site (Reinaldo Domingos)

Do site:Rádio boa Nova

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *