Informa DS – Ganhar com uns e governar com outros…

É muito comum se ouvir as queixas de gente, que faz parte de um governo, dizer que não está tendo o tratamento que merece e de que pessoas que não lutaram por ele, que antes desse governo ser conquistado, nem se sabia de suas existências é quem de fato está com tudo e ocupando espaço e cargos de expressão.

Isso ocorre em toda parte e embora não sendo totalmente uma regra é mais comum do que se parece. É só observar uma campanha política, acompanhar a luta de seus membros pela conquista do poder e depois da vitória verificar quem passa a ter vez e voz no novo governo.

Nesse contexto tem os casos positivos e os negativos. É muito positivo para um governo que se instala trazer para dentro de sua equipe pessoas competentes, sérias e que gozem de prestígio junto a população independente de sua opção política de antes. São pessoas que somam com suas ideias e trabalho e suas presenças enriquecem a gestão e fazem parte do processo democrático.

Porém, ao contrário disso, aceitar nesse governo que se instala pessoas que nada somam e por ter uma péssima imagem pública não soma nada de bom, muito pelo contrário, nesses casos esse elemento será apenas mais uma fonte de despesa pública e um problema a mais que terá que ser administrado pelo gestor junto às pessoas de seu grupo, os que são de fato, na somatória geral, são a causa da conquista do poder.

O italiano Nicolau Maquiavel que foi historiador, poeta, diplomata e músico é reconhecido como fundador do pensamento e da ciência política disse que “Na política, os aliados atuais são os inimigos de amanhã.” Também a ele é atribuída a filosofia de que se deve ganhar com uns e governar com outros.

Maquiavel viveu no Século XV e muita coisa mudou nos últimos 600 anos. O que deu certo naqueles tempos não é nenhuma garantia de que pode dar certo agora. Lógico, que muito do que falou e muito do se que escreveu naqueles tempos ainda é atual. Mas, creio que devemos absorver do grande pensador somente o que de bom e positivo produziu. Passar a perna não é ético nem moral nem nos adversários, quanto mais em gente de seu próprio meio.

Trazendo essa situação para Araioses vamos ver que todos os gestores, uns mais e outros menos, aceitaram gente que atuou contra na campanha política que o elegeu em seu governo. Nem todos foram convidados para isso, pois em muitos dos casos um “cara limpa” de vergonha ou pudor fica a se oferecer, a forçar a barra e não descansa enquanto não logra o objetivo.

No governo da Valéria tem gente desse nível, gente por demais conhecida que sempre agiu assim porque encontrou que lhe abriu as portas, embora o desastre venha mais tarde, pois esse tipo de gente é como praga ruim, um vírus que contamina o governo como as mãos sujas contamina uma água limpa se nela entrar. Ou ainda como uma doença contagiosa, que quem não for vacinado, corre o risco de ser pego por ela.

Isso ocorre porque é muito comum quem chega a um governo preferir o que diz esse tipo de gente, que por possuir curso e ser doutorado em bajulação, o que diz costuma ser música nos ouvidos de quem os acolhe.

Esses, em regra, desprezam a opinião de quem os alerta se não está indo bem, pois essas opiniões veem acompanhadas de críticas, positivas é claro, mas ferem os ouvidos de quem não quer ouvir a verdade.

Mas, porque tanta admiração? Afinal, quem me lê sabe que eu não disse nada de mais, pois afinal no Brasil calça é uma coisa que se bota e bota é uma coisa que se calça…

 

Lei Seca neles

Infelizmente a Polícia de Araioses não tem condições estruturais de fazer seu trabalho como gostaria. Falta tudo para não perder tempo em detalhes. O quadro humano é muito pequeno, viaturas também e o que vem sendo feito é digno de reconhecimento por parte da população.

Mas uma coisa que deve ser vista é a aplicação a Lei Seca, onde condutor de veículos não podem dirigir embriagados. Nos eventos festivos esses abusos são muito comuns.

No festejo em João Peres teve até o fato de um empresário de fora que se deu bem em Araioses já bastante “chapado” fazer ameaças ao dono desse blog sem nenhuma razão para tal.

Bebeu todas as que quis em um bar, depois entrou no carro e saiu tranquilamente.

 

Polícia de tocaia

Domingo (26) cinco da manhã. Duas viaturas da polícia e vários policiais foram vistos em um local estratégico a espreita de elementos suspeitos de cometer crimes.

O local não vai ser dito para não alertar bandidos mas no lugar onde eles estavam quem viesse de quatro direções tinha de passar por alí.

É muito bom saber que enquanto o cidadão dorme a polícia acordada cuida de não dar boa vida para que anda a margem da lei.

 

Assim não dá

O Araioses FC perdeu fora de casa para o Cordino de Barra do Corda, um dos piores times do campeonato maranhense, por 3×2.

Quem assistiu ao jogo diz que os atacantes do Guará abusam de perder gols.

O problema da pontaria do time vem ocorrendo desde outras competições.

A esperança é de que com a continuidade da competição o pessoal acerte o pé.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *