III JORNADA PEDAGÓGICA DE ARAIOSES – SEGUNDO DIA

No dia 23 Araioses teve o seu segundo dia de Jornada Pedagógica.

Profa. Ana Cássia C. Branco (SEDUC), entre o Presidente do CME (Prof. Bernardo Souza) e a Secretária Municipal de Educação de Araioses (Profa. Jaqueline Pimentel)

Profa. Ana Cássia C. Branco (SEDUC), entre o Presidente do CME (Prof. Bernardo Souza) e a Secretária Municipal de Educação de Araioses (Profa. Jaqueline Pimentel)

A partir dos objetivos: evoluir nos conteúdos do planejamento da educação de modo macro e micro e discutir a efetividade do conhecimento a partir das práticas avaliativas; conhecer o Plano Estadual da Educação; discutir o Plano Municipal de Educação; refletir sobre os cenários futuros a partir do início das atividades do IFMA em Araioses; apresentar melhores práticas desenvolvidas nas Escolas Municipais; discutir as ações de melhoria do ensino; buscar soluções avaliativas; e aumentar o grau de capacitação e desenvolvimento continuado dos participantes, este foi um dia em que ficou evidente a vontade dos presentes por ter maiores informações e ampliar conhecimentos sobre os objetivos anteriormente descritos.

Já no momento inicial, com a palestra da Professora Ana Cássia, da Secretaria de Educação do Estado – SEDUC, os participantes puderam evoluir na compreensão das variáveis que permeiam o Plano Estadual de Educação e também do quanto é importante a participação dos diversos segmentos na concepção do Plano Municipal de Educação.

Além deste momento para discutir os aspectos do planejamento, também foram extremamente proveitosos os demais eventos previstos na agenda da Jornada, a exemplo das apresentações das melhores práticas, feita pela Unidade Escolar Santa Teresinha (sede) e Antonio Cardoso de Miranda (Gado Bravo), tendo à frente o Gestor Carlos Vagno e sua equipe e a Gestora Jane França.

3jornada-segundo-dia2As melhores práticas servem para que todos os participantes consigam visualizar o que cada escola e cada professor está desenvolvendo de modo criativo e que pode servir de modelo para que outras unidades escolares façam benchmarking.

Além das melhores práticas, um ponto alto da III Jornada foram as capacitações paralelas ao evento, a exemplo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, Formação das práticas de gestão para os Diretores Escolares e Oficinas de Avaliação e Leitura e Produção Textual.

3jornada-segundo-dia3 Momentos de Capacitação – PNAIC, Professores José de Ribamar (Presidente CAE) e Aparecida que juntamente com os professores Clayton, Michelle e Conceição realizaram as capacitações.

Para os participantes da Jornada, os eventos paralelos foram um ponto alto, uma vez que permitiram o desenvolvimento de práticas customizadas por público e atenderam às expectativas de formação continuada e desenvolvimento de novos saberes.

Com informações da SEMEA

1 pensou em “III JORNADA PEDAGÓGICA DE ARAIOSES – SEGUNDO DIA

  1. Falar um pouco dessa pessoa q conheço muito!!!!!!! como ser humano,senhor Carlos Vagno, sempre desenvolveu bons trabalhos nas escolas q passou mais ajuda muita gente q poucos políticos fazem o que esse cristão faz caros amigos de Araioses,merece ser mesmo divulgado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *