Um milhão de eleitores no Maranhão não tem ensino fundamental completo

Dados foram divulgados pelo Superior Tribunal Eleitoral no Maranhão.

Cerca de 1.391 mil eleitores não completaram o ensino fundamental.

Do G1 MA com informações da TV Mirante

O Tribunal Superior Eleitoral divulga hoje (27) os dados sobre o eleitorado brasileiro para as próximas eleições. Segundo dados do Superior Tribunal Eleitoral no Maranhão, o eleitorado corresponde a 4,5 milhões de pessoas. Em São Luís, 688 mil eleitores devem participar das eleições. No Brasil, serão 148 milhões de eleitores.
O juiz auxiliar da Corregedoria Regional Eleitoral, Tyrone Silva afirma que houve um aumento no eleitorado. “Por esses dados do Superior Tribunal Eleitoral, estamos com uma média de 3% de aumento, considerando a eleição de 2010″, explicou.

Ele ressaltou que o fator da escolaridade do eleitor maranhense é preocupante. ” Um dado preocupante é relativo à escolaridade dos eleitores, a maioria, não tem o ensino fundamental completo, cerca de um milhão de eleitores. Isso deve ser motivo de preocupação para os próximos gestores, já ficam esses dados para análise”, disse. Os dados do Tribunal Eleitoral do Maranhão vão ajudar a traçar o perfil do eleitorado maranhense, e trazer dados para reflexão sobre o preparo e a formação do eleitor.

Ele ressaltou, também, que o número de eleitores do sexo feminino é maior que o número de eleitores do sexo masculino. Entretanto, a candidatura de mulheres ainda é pequena. “Eu acredito que falta um pouco mais de divulgação, de incentivo. Há a necessidade da participação feminina na política nacional e do nosso Estado. A resolução que define as eleições para este ano determina que o os partidos têm que cumprir, rigorosamente, um percentual para cada sexo. Há essa obrigatoriedade, não há como fugir” explicou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *