PT mantém apoio a Michel Temer e trabalha para eleger Tião Viana no Senado

Iolando LourençoRepórter da Agência Brasil
Brasília – A Comissão Executiva Nacional do PT reafirmou ontem (26) o apoio à candidatura do deputado Michel Temer (PMDB-SP) à Presidência da Câmara, mesmo com o lançamento da candidatura do senador José Sarney (PMDB-AP) para disputar a Presidência do Senado contra o senador petista Tião Viana (AC).
Segundo o presidente nacional do PT, deputado Ricardo Berzoini, a Executiva avaliou que, mesmo com a candidatura de Sarney, não havia nenhuma mudança a fazer na política do PT. De acordo com Berzoini, a candidatura de Tião Viana não se baseia só no PT, ela tem o apoio de seis partidos e o PT, mesmo sabendo das dificuldades, vai trabalhar para que o senador petista seja eleito presidente do Senado.
“Sabemos que é uma disputa difícil, mas não é uma disputa encerrada. Estamos disputando com um ex-presidente da República, que já presidiu o Senado duas vezes. Então, negar que será uma disputa acirrada seria simplesmente negar a realidade, mas acreditamos que é uma disputa que está em aberto”.
Berzoini criticou o momento do lançamento da candidatura do senador Sarney. Para ele, a candidatura foi posta muito próximo da eleição. “Isso não é bom para um processo de entendimento, mas a candidatura está colocada dentro das regras do jogo e vamos trabalhar para eleger o senador Tião Viana”.
Berzoini não acredita que o fato da eleição da Mesa Diretora do Senado ser antes da eleição da Câmara possa prejudicar o apoio do PT a Temer. “Temos toda condição de manter, independentemente da situação do Senado, a eleição na Câmara”, disse, ao se referir à manutenção ao apoio do PT ao deputado Michel Temer, qualquer que seja o resultado da eleição no Senado.
“Na Câmara não há qualquer mudança. O PT apóia a candidatura do deputado Michel Temer. Mantém seu compromisso assumido em 2007 e entende que essa é a melhor solução para a condução da Mesa da Câmara. Tenho a total convicção de que os votos do PT irão para o Temer. Não tenho qualquer dúvida sobre isso. Mesmo aqueles que eventualmente tenham divergências seguirão a orientação partidária”, disse Berzoini.
As eleições para as presidências e demais cargos das Mesas Diretoras da Câmara dos Deputados e do Senado Federal serão realizadas na próxima segunda-feira (2). Na Câmara, disputam a presidência, além do deputado Michel Temer, os deputados Ciro Nogueira (PP-PI), Aldo Rebelo (PCdoB-SP) e Osmar Serraglio (PMDB-PR). No Senado, a disputa deverá ocorrer somente entre os senadores José Sarney e Tião Viana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *